Você que tem seu imóvel já precisou do número de matrícula? Onde fica a matrícula do imóvel na escritura?
Geralmente você não precisa saber essas informações até que de repente acontece algum imprevisto, a situação muda e esse dado se torna extremamente necessário.
Ou seja, saber onde está esse número e identificar ele com mais facilidade será ideal para você que tem um imóvel.
Não se preocupe, foi pensando nisso que produzimos esse guia rápido, fácil e objetivo a fim de que você se situe e resolva esse problema.
Então, se você deseja saber onde fica a matrícula do imóvel na escritura, não perca a explicação a seguir!
Onde fica a matrícula do imóvel na escritura?
Certidão de Matrícula de Imóvel ou Matrícula de Imóvel Atualizada são absolutamente a mesma coisa, esse documento é cópia literal de todos os dados referentes ao imóvel, ela é aberta quando há o primeiro registro.
São os dados: localização, inventários, dimensões, lote, quadra, qualificação do proprietário, ações judiciais, datas de registro e averbações, compras, vendas e qualquer outra alteração.
Com isso, o número de matrícula do imóvel fica no livro n°2 do Registro de Imóveis. Nelas são anotados todos os atos jurídicos que o imóvel sofreu.
Portanto, para você que está precisando do número de matrícula para alguma coisa, basta ir até esse local, e pegar ele.
Para que serve esse número de matrícula?
Agora que você sabe onde fica a matrícula do imóvel na escritura, uma dúvida que pode facilmente surgir, será a respeito de quando precisará usar ela.
Desse modo, vale citar que a real funcionalidade é de certificação da propriedade, pois é através desse documento que é possível comprovar que o imóvel pertence a alguém.
Além do mais, esse documento é sem dúvidas o mais necessário na hora de financiar um imóvel, muitas empresas financeiras e bancos costumam pedir a matrícula.
A partir do momento em que essa documentação estiver completa, será um ponto positivo para qualquer uma das pessoas envolvidas nos processos ou negócios.
Isso porque juntamente com as certidões negativas, as financeiras costumam requisitar a matrícula, assim o interessado irá comprovar que tem capacidade jurídica de adquirir esse imóvel.
Além disso, esse documento também garante a regularidade jurídica do bem, ou seja, com ele você sabe que tudo está dentro da lei.
Portanto, é muito importante saber onde fica a matrícula do imóvel na escritura, e conseguir ter acesso fácil a ele.
Gostou desse conteúdo? Certeza que agora seu problema está resolvido, continue nos acompanhando!