corretor-imoveis-alto-padrao

Qual a tendência do mercado imobiliário para 2022?

Qual a tendência do mercado imobiliário para 2022

Na verdade, ao invés de falar sobre qual a tendência do mercado imobiliário para 2022, seria mais adequado falar em quais tendências.

A partir do momento que sabemos quais são as perspectivas do mercado, fica mais fácil decidir se é o momento ideal ou não para comprar um imóvel.

Vale lembrar que em 2021, houve um aumento na venda de imóveis novos, muito em razão da desburocratização do processo por conta das tecnologias.

E ao que tudo indica, mesmo com a alta da inflação e da Selic, a maioria dos especialistas prevê um cenário positivo, dando continuidade ao movimento do ano anterior.

Se você está planejando comprar um imóvel, lembre-se da importância da organização e planejamento financeiro.

Nesse artigo, vamos mostrar quais as principais tendências do mercado imobiliário para o ano de 2022 para você analisar se é a hora certa de comprar seu imóvel!

Tendência do mercado imobiliário para 2022?

Como já foi dito, não seria qual a tendência do mercado imobiliário para 2022, mas sim, quais as tendências.

Um ponto interessante é comum a algumas dessas perspectivas: com a pandemia, os objetivos das famílias e mesmo investidores em busca de imóveis comerciais à venda mudaram.

Veja, a seguir, o novo cenário do mercado imobiliário para 2022:

1.Localização estratégica dos imóveis e mais espaço

Assim como o que ocorreu em 2021, no caso de imóveis residenciais, a preferência é por locais próximos a supermercados, escolas, comércio em geral, e até mesmo perto do trabalho.

E mesmo com o avanço da vacinação e a volta ao “normal”, ainda há uma demanda por imóveis em locais estratégicos e mais amplos.

2.Condomínios fechados

Essa é outra tendência que veio com a pandemia e vai continuar, que é a procura por casas e apartamentos em condomínios fechados.

No caso de apartamentos, há uma procura por aqueles que contam com um espaço para o trabalho.

3.Imóveis com possibilidade de mudança da planta

Ter a possibilidade de modificar a planta do imóvel e adequá-la às necessidades de cada comprador já é uma realidade em várias cidades brasileiras.

Essa flexibilidade tem atraído cada vez mais compradores para imóveis ainda na planta ou recém-lançados.

4.Sustentabilidade

A preocupação com o planeta e a maior consciência sustentável também faz parte do mercado imobiliário.

Imóveis que usam fontes de energia alternativa, como energia solar, assim como o reaproveitamento da água é outro fator que é levado em consideração no momento da compra de um imóvel.

5.Disponibilidade do tour virtual

Outra tendência que teve origem ao longo do isolamento social, o tour virtual, disponibilizado por várias imobiliárias traz mais conforto e ganho de tempo, tanto para quem está comprando quanto para o corretor.

Assim, possíveis compradores podem visitar os imóveis de seu interesse sem precisar sair de casa.

Conclusão

Portanto, qual tendência do mercado imobiliário para 2022 você achou mais interessante?

Embora alguns especialistas ainda afirmarem que o momento é de muita cautela, o mercado imobiliário está mostrando um aquecimento em todas as regiões do país, e quem sabe você encontra uma boa oportunidade e compra o seu tão sonhado imóvel?

Compartilhar este post:

Quem Somos?

QMIX Imóveis é um blog com publicações sobre mercado imobiliário, dicas de imóveis, condomínios, financiamento e outros relacionados ao nicho do site.

Você vai gostar também