Construir ou reformar qual a melhor opção? 4 dicas importantes

construir-reformar-melhor-opcao

Muitas pessoas ainda ficam em dúvida se é melhor construir ou reformar, no entanto, vários fatores devem ser levados em consideração.

Os especialistas em construção recomendam que se a pessoa é proprietária do imóvel, e desde que a estrutura não esteja abalada, vale a pena reformar.

No entanto, essa questão é muito pessoal, e claro, fazer os cálculos para saber o que é mais vantajoso.

Se essa é a sua dúvida também, separamos aqui tudo o que levar em conta seja na reforma ou construção, e assim, vai ficar mais fácil a tomar a melhor decisão.

O que considerar para construir ou reformar?

Como já foi dito, existem vários fatores envolvidos para decidir se vale mais a pena construir ou reformar.

Para te ajudar, preparamos um guia para as duas opções, e depois você vê qual se encaixa mais no seu perfil e orçamento.

O que levar em conta durante uma reforma?

Antes de mais nada, é preciso definir quais os cômodos que deseja reformar, e saiba que quando começamos a “mexer”, outros problemas podem surgir.

Geralmente, em casas muito antigas, é necessário trocar todo o sistema elétrico e hidráulico, principalmente porque esses imóveis não foram projetados para os eletrodomésticos que temos hoje, computadores, ar condicionado, etc.

E sem falar que é bem provável que as tubulações estejam enferrujadas e quebradas.

Se você mora em uma casa, outro ponto que precisa verificar é o estado do telhado, que com o passar do tempo, pode também estar com a estrutura comprometida.

Portanto, durante uma reforma, é preciso avaliar toda a fiação elétrica, os encanamentos e o telhado.

Quais os benefícios de uma reforma?

Embora possa sair um pouco caro fazer uma reforma, existe um lado positivo: o imóvel será valorizado.

Além disso, se você está acostumado com aquele bairro e não pretende se mudar, vale a pena sim reformar sua antiga casa.

Mas é importante fazer um bom planejamento, e se possível, pedir a opinião de uma empresa de reforma e construção, pois conta com profissionais habilitados para avaliar toda a situação.

Lembrando que, dependendo do tipo de reforma, é preciso atender a uma série de exigências a fim de regularizar a obra.

Quando vale construir?

Vamos supor que você mora em uma casa bem antiga e que, dependendo do estado do imóvel, não compense fazer uma reforma, e sim demolir e construir do zero.

Para isso, é necessário prestar atenção na condição dos pilares, estruturas de sustentação, vigas, paredes e telhado.

Novamente, apenas um profissional, por exemplo, um engenheiro, é capaz de dar um real diagnóstico, e se optar pela construção, terá a garantia da qualidade da edificação.

Uma outra ideia é comprar um terreno e construir uma casa que atenda às suas necessidades e suas preferências pessoais, ou seja, o projeto é mais personalizado.

Agora, é fundamental contar com uma mão de obra especializada, porque não adianta ter o melhor projeto se não houver profissionais preparados para executar esse projeto.

Reformar X Construir: o que é melhor?

Com base em todas as informações acima, chegou o momento de decidir qual é a melhor opção, e em ambas, elaborar um planejamento é essencial.

Isso evitará muita dor de cabeça na hora de reformar ou construir.

É importante também saber quanto que você tem para investir e principalmente, que não impacte sua vida financeira.

Veja algumas dicas para avaliar:

  • Fazer um orçamento detalhado e ver qual que vale mais a pena;
  • Analisar as estruturas;
  • Verificar a legislação referente à reformas e construções;
  • Contratar um profissional para desenhar um projeto.

Na verdade, seja uma reforma ou construção do zero, tudo deve estar em harmonia, como estrutura, iluminação, divisão correta e decoração.

Além disso, a partir do momento que é a sua casa, deve ser a mais acolhedora possível, mas sem se esquecer da segurança.

Por isso que contar com a ajuda de uma empresa especializada é a melhos saída, pois isso é que vai te dar a garantia que o serviço será bem executado.

Agora, vale lembrar aqui que existe uma outra opção, que não é construir nem reformar, e sim comprar um imóvel novo.

Assim, você já encontra tudo nas perfeitas condições e não vai se preocupar com absolutamente nada!

Peça ajuda de uma empresa de reforma e construção

Independentemente se escolheu reformar ou construir, o ideal é pedir ajuda e opinião de quem realmente entende, que no caso é uma empresa de reforma e construção.

Isso porque contam com uma equipe de profissionais com experiência tanto em reformas como em construções.

Dessa forma, você poderá ficar despreocupado, uma vez que terá todo o suporte técnico e acompanhamento, o que é fundamental em qualquer tipo de obra.

A maior vantagem é o knowhow, mas é importante estar aberto às sugestões, pois muitas vezes o que idealizamos, na prática não é funcional.

E somente um profissional da área é capaz de pensar em projetos de uma forma mais técnica e que sejam adequados ao perfil e necessidades de cada um.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Veja mais

Posts Relacionados