Comprar um imóvel realmente é melhor do que alugar?

comprar-imovel-realmente-melhor-do-que-alugar

Sumário

Quem nunca ouviu durante sua vida que morar de aluguel é dinheiro jogado fora, não é? E que a melhor opção neste caso seria a compra de um imóvel próprio, justamente para manter um patrimônio. Mas será que realmente isso é o que importa? Hoje vamos falar sobre qual é a melhor opção e ainda algumas dicas de decoração com a vidraçaria da sua cidade.

A compra ou a moradia em aluguel é uma decisão muito importante, que pode afetar uma vida inteira com orçamentos apertados e por isso deve ser levada a sério. Estamos falando de um orçamento familiar comprometido por anos ou correr atrás dos seus sonhos?

Comprar casa ou morar de aluguel?

Aqui é importante listar os prós e contras de cada um. É necessário contabilizar todos os custos e claro pensar em possíveis contratempos. Em uma casa alugada, você deve listar que há os valores de:

  • Aluguel;
  • IPTU;
  • Água;
  • Luz;
  • Gás;
  • Seguro-Fiança (não é fixo);
  • Depósito caução (não é fixo);
  • Condomínio.

Mesmo que alguns valores não sejam fixos, tenha em mente que os demais são e irão comprometer a sua renda. É importante contabilizar tudo. Lembrando que muitas vezes você não poderá opinar sobre a decoração da casa ou sobre os guarda corpo existentes.

Contudo, para um financiamento imobiliário você irá comprometer a sua renda mensal de forma fixa. Além das parcelas do financiamento, ainda contará com as contas básicas, impostos e claro as taxas de registro do imóvel novo e quem sabe alguma reforma eventual.

Quais as vantagens de morar de aluguel?

Existem sim, vantagens para quem deseja morar de aluguel. Veja algumas:

Menor custo em curto prazo

Para alugar um imóvel não precisa de grandes somas de dinheiro, é necessário apenas que você consiga arcar com os custos financeiros mensais. Como os contratos podem ser curtos, isso possibilita que guarde dinheiro para poder comprar seu imóvel novo.

Além disso, pode escolher a melhor localização claro que se encaixa melhor no seu bolso, o que pode ser usado como forma de adaptação para quem sabe uma casa própria com aquela sacada dos sonhos feitos pela vidraçaria da sua cidade.

Quando vale a pena comprar a casa?

Quando você possui um valor considerável guardado, mais precisamente 30% do valor do imóvel desejado para dar como entrada no financiamento. Isso permite que as parcelas não comprometam demais sua renda mensal.

Se sua vida já está estabilizada e possui um emprego sólido, esse pode ser o grande momento. A regra para poder comprar um imóvel e garantir seu próprio patrimônio é que o custo não ultrapasse 30% da sua renda mensal.

Com isso a mente não fica mais tão complicado saber o que é melhor, não é mesmo? Tenha em mente que o que é melhor para você, é o que se adapta ao seu perfil e sua rotina de vida. Com isso, poderá sonhar com a sua casa e com aquelas escadarias com um guarda-corpo belíssimo.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos esse conteúdo sobre casa ou aluguel.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Veja mais

Posts Relacionados