corretor-imoveis-alto-padrao

Eficiência energética gerada pelas casas inteligentes

eficiencia-energetica-gerada-pelas-casas-inteligentes

A Internet das Coisas é um conceito que se refere à interconexão digital dos objetos do dia a dia com a Internet, o que permite maior conectividade deles com as pessoas. Uma das maiores aplicações disto são os sistemas inteligentes a nível doméstico, que nos permitem uma utilização muito mais eficiente da energia em nossa casa e, portanto, um aumento da eficiência energética nestas “casas inteligentes”.

Automação residencial e casas inteligentes

Os sistemas de automatização residencial são um conjunto de instalações ou dispositivos tecnológicos que têm como objetivo controlar e automatizar a gestão inteligente de um imóvel para melhorar a vida de quem aí vive. Algumas das vantagens deste tipo de sistema são o conforto, segurança, facilidade de gestão ou poupança de energia que proporcionam e mais incrível é que você pode gerenciar tudo isso através do seu smartphone se tiver contratado um pacote de dados móveis.

Porém, entre todas as suas vantagens, a maior delas é mesmo a grande eficiência energética que trazem para a casa, com a consequente economia de energia. Graças a estes sistemas podemos fazer um uso muito mais inteligente de todos os sistemas da nossa casa.

Os sistemas de monitoramento de consumo no que refere ao edifício de automação residencial nos permitem saber a todo momento quanta energia é consumida em todas as residências para ajudar o inquilino a adaptar o consumo, de forma a reduzir o gasto de energia e aumentar a eficiência energética.

Automação residencial e economia de energia

Como já dissemos, a automação residencial proporciona grande poupança de luz na casa. Vamos ver em quais sistemas isso nos permite economizar mais.

Iluminação

Os sistemas inteligentes não só nos permitem controlar remotamente a iluminação da nossa casa (com certeza você já deixou a luz acesa em algum momento), mas também se adaptar à luz solar externa, à parte da casa ou à pessoa que está nela. A automação ajuda a criar perfis de iluminação projetados para reduzir o consumo ao mínimo possível, como detectores de presença que acendem a luz apenas quando alguém passa pela área.

Não só podemos controlar o ligar ou desligar à distância ou em determinados momentos, mas também podemos controlar aspectos como a potência e a intensidade da luz, criando ambientes específicos para cada divisão. Mas não controlam apenas as luzes, podem controlar adaptar toldos, persianas ou cortinas para aproveitar ao máximo a luz solar.

Climatização

No verão, 40% da energia que aparece na conta da luz é devido ao uso intenso de ar condicionado. Então a instalação de eletrodomésticos eficientes é algo básico para reduzir seu consumo e economizar energia

Nesse sentido, uma das partes mais importantes são os termostatos inteligentes, que adaptam a temperatura do aparelho a um perfil que determinamos como a temperatura externa, a área ou a pessoa que entrou em determinada parte da casa.

Eletricidade

Muitas vezes demoramos a preparar os alimentos porque não temos o forno pronto, ou não sabemos que programa escolher. Nesse sentido, os fornos inteligentes podem ser ligados remotamente e se adaptar aos alimentos que apresentamos para cozinhar. Existem também as vitrocerâmicas que se adaptam aos alimentos ou as geladeiras que nos dizem o que falta comprar.

Podemos determinar que alguns aparelhos elétricos, como a máquina de lavar louça ou a máquina de lavar, funcionam durante as horas em que o preço da eletricidade é mais baixo. Você também pode determinar o desligamento de aparelhos que não sejam necessários quando vamos atingir a potência máxima contratada no fornecimento.

Compartilhar este post:

Quem Somos?

QMIX Imóveis é um blog com publicações sobre mercado imobiliário, dicas de imóveis, condomínios, financiamento e outros relacionados ao nicho do site.

Você vai gostar também